A CONSTRUÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DA IDENTIDADE SURDA E AS AÇÕES INCLUSIVAS NO COLÉGIO ESTADUAL RAPHAEL SERRAVALLE.
Lizeth M. Mira*
Ramilton Oliveira Cordeiro**
Rosemary Borges***
SUMÁRIO
O presente estudo aborda o processo de construção da identidade dos alunos surdos e as ações inclusivas do Colégio Estadual Raphael Serravale, apresentado no I Congresso de Educação Inclusiva, no Centro de Convenções em Salvador, promovido pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), no ano de 2007. Trata-se do relato feito pelo professor Ramilton de Oliveira Cordeiro, diretor da unidade escolar. As considerações sobre o tema abordam a trajetória histórica do processo de inclusão dos alunos surdos na unidade escolar, os retrocessos e os avanços na atuação do grupo de profissionais, professores especialistas e coordenadores que atuam na sala de apoio pedagógico (SAP). Os resultados, até então obtidos, resultam da dinâmica de leituras, estudos e buscas constantes de fundamentação teórica que subsidiam as ações desenvolvidas no trabalho realizado. De acordo com o professor Ramilton, foram muitos os conflitos e divergências entre o grupo de professores na elaboração, execução e acompanhamento do planejamento e das atividades que configuram a dinâmica da ação-reflexão-ação ao tempo em que se consolidam os objetivos, as estratégias, a metodologia e as ações de inserção dos alunos surdos na comunidade escolar.
Palavras chaves: IDENTIDADE – INCLUSÃO – PLANEJAMENTO
terça-feira, 29 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário